quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

FERIDAS EMOCIONAIS

As " feridas emocionais" são provocadas pela forma como lidamos, reagimos `a nossa realidade, e agravadas pela forma como expressamos, liberamos isto.

Vejo muitas pessoas viverem cheias de traumas e dores simplesmente porque não conseguem, ou não sabem, ou não querem expressar o que sentem. Vão acumulando dores, ficam pesadas, cheias de dificuldades, e não sobra espaço para o que há de bom na própria vida delas! Isto é muito triste.

Eu chamo isto de apego. O ser humano é capaz de ser tão apegado `a tudo que até suas dores não quer jogar fora. Então ele fica carregando isto por toda sua vida, produz tensão, tem dificuldade em se relacionar e até consegue ficar doente.
É natural e maravilhoso o fato de que podemos produzir todos os tipos de sentimento, isto é HUMANO. O que não é natural e por isto DESUMANO, pois nos causa danos, é carregarmos sentimentos dolorosos dentro de nós. O desafio aqui não é buscar a causa , isto já é mais profundo, mas aprender a liberar esses sentimentos. E cada um tem que descobrir a sua forma de se expressar, sem ferir ninguém.

Não importa como, não há uma fórmula. Aliás podemos começar a pensar em viver sem buscar tantas fórmulas prontas para nos apoiar. O que existe é orientação para que cada um desenvolva a sua fórmula, que realmente libere aquilo que lhe causa danos.

Por isto o ponto desta questão é lembrar que podemos viver com menos danos e mais lucidez, que cada um de nós, e só nós podemos fazer nossa fórmula para liberarmos tudo o que sentimos,e isto é extremamente saudável para a mente o corpo e o coração. Nos ajuda a fazer paz, nos faz mais fortes e felizes, e todos precisamos muito disto para vivermos melhor e até sermos mais produtivos.

Mas, tudo isto envolve o desafio de " olhar para dentro" e encontrar suas verdades, algumas sociedades não gostam disto, e educam as pessoas assim, mas isto também pode mudar.
Então, posso dizer que o princípio básico aqui, é encontar CORAGEM para mudar

Nenhum comentário: