quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O CAMINHO DA CRUZ


Uma igreja contratou uma empresa de marketing para avaliar o que seria necessário fazer para aumentar o público que a frequentava. Entre muitas sugestões dadas pelos consultores de marketing, houve uma que se destacou: eles sugeriram que a igreja retirasse a cruz da parede, dos impressos, das pregações; por entenderem que a cruz espantava os "clientes" da igreja. Estamos vivendo numa época de um evangelho sem cruz. E um evangelho sem cruz não é evangelho. Na nossa vida também encontramos momentos em que precisamos tomar decisões. As saídas para os problemas da vida devem levar em consideração o exemplo de Cristo: são os caminhos "com a cruz". Num mundo em que a saída mais fácil é sempre aquela escolhida pelos homens, somos confrontados com uma outra mensagem: "escolha o caminho da cruz". É isso que Deus quer de nós. O mundo nos convida a viver um evangelho sem cruz, um cristianismo vazio de valores e compromisso. Igrejas "vendem" um evangelho "light", que pouco ou nada tem a ver com o que o Senhor Jesus ensinou e mostrou com seu exemplo. Veja o que Jesus ensinou em Mateus 16.24-26.

24 Então Jesus disse aos seus discípulos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. 25 Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a sua vida por minha causa, a encontrará. 26 Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma?

Mas o que significa escolher o caminho da cruz no nosso viver diário? Quando lemos o texto citado descobrimos uma primeira verdade:

1. Escolher o Caminho da Cruz Significa Escolher os Valores de Cristo

Aqueles que escolhem outro caminho que não o da cruz é como alguém que escolhe quebrar os sinais vermelhos e amarelos dos "semáforos da vida" e ficar só com os sinais verdes. Jesus escolheu a cruz por nós por causa dos seus valores. Se quisermos cumprir o que Cristo disse a respeito de "tomar cada um a sua cruz e seguí-lo" vamos ter que tomar para nós os valores de Cristo também. Valorizar a comunhão com o Pai, a verdade, o exemplo de Cristo nos comportamentos em casa, no trabalho e entre aos amigos. Muitas vezes iremos ter que escolher o caminho da cruz, o mais difícil, mas que será o caminho aprovado por Deus.

Uma segunda verdade nessa declaração de Jesus é que:

2. Escolher o Caminho da Cruz Significa Amar Com o Amor de Cristo

O caminho da cruz de Cristo imita o amor de Cristo. Um amor sacrifical que coloca o próximo como alvo do nosso perdão e cuidado. Não prioriza o nosso eu, mas o amor aos nossos semelhantes. É inexplicável o que o Senhor Jesus fez por nós na cruz, mas foi amor. Não é possível ser seguidor de Jesus sem imitar o seu amor. Retire a cruz da história de Cristo e nós não teríamos razão para estar aqui. Retire a cruz da história de Cristo e seríamos dignos de pena. Felizes somos nós porque a cruz está lá, e o amor de Cristo por nós foi derramado nela.

Finalmente, percebemos que:

3. Escolher o Caminho da Cruz Significa Escolher Imitar o Compromisso de Cristo

Num mundo em que o compromisso é com o próprio bem-estar e o sucesso pessoal, a mensagem de Jesus nos convida a ter um compromisso de vida com Deus. É como um alpinista daqueles que escalam sem equipamentos de segurança. Depois que ele está pendurado numa rocha e suas mãos enroscadas em frestas ele não pode simplesmente desistir. Ele tem um compromisso com a própria vida. Se desistir é morte certa. O Senhor Jesus nos deixou seu exemplo de compromisso conosco. Ele escolheu o caminho da cruz e o trilhou até o fim, por mim e por você. Se alguém quiser saber o que significa "tomar a cruz" para seguir ao Senhor Jesus, deverá entender que o Senhor exige compromisso. A fidelidade a esse compromisso significa "vida, e vida em abundância".